sábado, 30 de junho de 2012

【Tutorial】Como Digitalizar e Vetorizar Linearts

Dae mortais~

Ultimamente tem uns amigos meus perguntando como que meu desenho fica tão limpinho mesmo tendo feito a lineart num papel. Eu digo que faço a vetorização das linhas mas eles ficaram me olhando com uma cara de tacho polido rsrs
Bom, vou mostrar aqui como que eu faço para as linearts dos meus desenhos ficarem como se fossem feitas num tablet, e prontas para a pintura no Photoshop. Ainda não sei 100% as funções dos programas que eu uso, então pode ser que eu use um caminho mais longo pra chegar no resultado final. Se alguém souber um modo mais fácil, fique à vontade para comentar.

À esquerda, a linha vetorizada. Na direita está a linha original. Clique para dar zoom e ver melhor a diferença.

Pra começar, você vai precisar de algumas coisas:

• Um scanner;
• Adobe Photoshop (a partir da versão CS3 de preferência. Se quiser, baixe aqui uma versão em português do CS5);
• Adobe Streamline (Baixe aqui [senha: shinigamilya])
• Programa básico de edição de imagem, como Paint ou Microsoft Picture Manager.

Começamos com o seu desenho já com arte final à caneta (se for a lápis não vai ficar muito legal). Ao digitalizar, coloque o formato de saída como .png e ajuste a resolução em 300~500ppi. O esquema de cores pode ser Escala de Cinza (pq Preto e Branco deixa as linhas muito cheias de ruído).


Vou mostrar como exemplo um desenho meu. Está em tamanho A5 (metade de uma folha), mas com alguns detalhes. Digitalizei em 400ppi em formato .png e esquema de cores Escala de Cinza.
Depois de digitalizar, use algum programa de edição para aumentar o contraste e sumir com as manchinhas cinza que aparecem:


Abra o desenho no Paint e faça qualquer ajuste que precise ser feito. Linhas fora do lugar, afinar as pontas, coisas desse tipo, corrija o que achar necessário. Depois abra o desenho no Photoshop e salve como .psd.
Quando o Adobe Streamline vetoriza, se houverem áreas fechadas no desenho, quando portar o arquivo .eps para o Photoshop, elas ficarão preenchidas de branco. Não se preocupe que já já mostro como limpar.

Abra o .psd do desenho no Adobe Streamline, vá em File ► Convert. O resultado vai ser mais ou menos esse (clique p/ zoom):


Se quiser, pode ajustar as configurações em Options ► Conversion Setup. Mexer no Tolerance ajuda a definir as linhas melhor.
Após a conversão, clique em Save Art e o arquivo vai ficar em formato .eps. Abra esse arquivo com o Photoshop e aparecerá a seguinte janela:


O principal aqui é mudar a Resolução. Ela que vai definir o tamanho (geralmente eu ponho o tamanho por pixels pra ter uma idéia de como vai ficar). O tamanho fica a cargo do gosto da pessoa, mas lembre-se que quanto maior, mais pesado e mais detalhado, então não deixe muito grande. Não esqueça de colocar o Modo em Cores RGB. Depois é só dar ok.
Agora você já tem a lineart prontinha pra pintar do jeito que quiser.


Para se livrar dessas partes brancas sem ficar aquele 'resto' de pixel nas bordas, faça o seguinte:
Selecione as partes brancas com a Varinha mágica e aperte delete. Então selecione a cor de segundo plano como preto, vá em Filtros ► Galeria de Filtros ► Estampa. Aí as linhas vão ficar um pouco mais densas, sumindo com os pontinhos brancos (pode usar esse método pra colorir as linhas da cor que quiser também). Depois é só salvar em formato .psd.

Mostrando a diferença das linhas com os restos de pixels~

Prontinho, lineart terminada.

• Caso queira pintar em outro programa como o PaintToolSAI, é só salvar num formato que o outro programa aceite, mas no caso o SAI aceita .psd.

Espero que tenha ajudado e obrigado por ler até o final! (o*・ω・)ノ
Talvez eu faça um tutorial de pintura também, mas não é muito meu forte qq
Dúvidas, sugestões, blablabla, deixe um comentário~

Um comentário: