segunda-feira, 30 de julho de 2012

【Tutorial】Pintura Básica no Photoshop

Depois de muita pressão e caps lock por parte de cookie certas pessoas, dias na frente do pc lutando contra um art block dos fortes, problemas com o Photoshop, idas e retornos do banheiro, litros de achocolatado e centenas de pães... Aqui começa o tuto de pintura básica rsrs



É o seguinte, vou ensinar o jeito que eu uso na maioria das vezes, mas como varia de pessoa pra pessoa, tem coisas que você pode sentir mais afinidade e outras não. E mais uma coisa: atualmente eu uso o mouse, o que às vezes dificulta ações que seriam fáceis com tablet, mas vou tentar simplificar pra ensinar de um jeito que vale pros dois instrumentos (mas o foco vai ficar no mouse mesmo).


Ok, para essa primeira parte, vou usar o desenho do tutorial anterior. Acredito que já devem ter familiaridade com o programa, então vou tentar resumir as funções principais só pra refrescar um pouco a memória. Abra a lineart no Photoshop e vams lá~

1 - Ferramentas
Na lateral esquerda da janela do Photoshop, há a Barra de Ferramentas. Vou explicar a função de cada botão, já que vamos usar muitas delas no processo de pintura.
Em ordem de cima para baixo:

Mover: move a região selecionada;
Letreiro Retangular: Seleciona a área em forma de retângulo, elipse, etc;
Laço: Seleciona formas livres (como um lápis);
Varinha Mágica: Seleciona áreas fechadas ou da mesma cor;
Corte Demarcado: Não sei exatamente mas não usamos ela então ignore-a e seja feliz;
Conta Gotas: Seleciona uma cor para a palheta de cores;
Pincel para Recuperação de Manchas: Coisa de editores de fotos, ignore também;
Pincel: O nome já diz tudo. Importantíssima ferramenta. Entre as opções dela tem o Lápis, ótimo pra corrigir pequenos defeitos;
Carimbo: Ignore por enquanto também. Sei mais ou menos como funciona mas só em casos especiais. Futuramente ensino como usar.
Pincel do Histórico: Ignore também pq não sei o que isso faz exatamente.
Borracha: Apaga os erros da sua vida rsrs mentira só as burrada que vc por um acaso fizer no seu desenho;
Lata de Tinta/Degradê: Preenchem áreas fechadas ou da mesma cor com a cor que está na palheta de cores.
Borrar: Faz o papel daquele dedo sujo que passam na linha do seu desenho pra borrar;
Superexposição/Subexposição: Escurece e clareia a cor respectivamente. ótimo pra realce de sombras e iluminação.
Caneta de Forma livre: Sabe Deus o que isso faz mas não usamos isso então já sabe o que fazer;
Texto: Insere texto na imagem;
Seleção de Demarcador: o mesmo da Caneta de Forma Livre;
Elipse/Retângulo/Retângulo Arrendondado/Polígono/Linha: Faz a forma geométrica correspondente;
Mão: Move a imagem se estiver com zoom;
Lupa: Serve para zoom:
Palheta de Cores (Cores de Primeiro Plano e Plano de Fundo): As cores que você vai usar;
Editar no modo de Máscara Rápida: Fique longe disso senão seu pc explode -n


2 - Camadas
Os ogros tem camadas. As cebolas tem camadas. O Photoshop também tem camadas!!
(ノ・∀・)ノ*:~☆
Ao colorir um desenho, vamos trabalhar principalmente com camadas (também conhecidos como layers). Cada camada vai corresponder a uma parte do desenho, facilitando sua vida 8D

Janelinha de camadas, â direita na tela do Photoshop

Quando abrir a lineart, vai aparecer uma camada como essa aí acima. Clique no nome pra renomear para Lineart (recomendo muito identificar as camadas, ajuda a não se perder). Crie também uma camada de fundo e preencha com Branco ou Cinza, pro quadriculado não te atrapalhar depois.

3 - Cores Base
Começamos preenchendo as partes do desenho com as cores base. Pra facilitar, crie uma camada pra cada parte da imagem (Ex: Roupa, Cabelo, Acessórios, etc. Vá em Camadas > Nova > Camada). Se quiser, pode mudar a cor de identificação da camada, ajuda muito.


Para preencher recomendo não usar a opção Lata de Tinta, pois ela não preenche bem, deixando pixels entre a linha e a cor. Utilize o pincel mesmo.
Dicas: Use outras imagens como palheta de cores, abra-as no photoshop e utilize a função Conta-Gotas pra selecionar a cor desejada.
Outra dica é usar cores adequadas ao tema do personagem. Se é um personagem sério ou numa situação mais séria, deixe as cores em tons um pouco mais escuros. Se for um tema alegre e divertido, use cores puras e em tons mais claros. Existe sempre a lógica da situação e iluminação, tem que se ter em mente o espaço em que seu personagem está. No caso do meu desenho, a Arrow está com um estilo que eu definiria em algumas palavras, como alegre, calma e suave, então utilizei as cores de referência com um pouco mais de pureza, mais claras, contrastando com o preto do blazer (que também deixei num tom mais claro). Lembre-se também de equilibrar o uso das cores.

4 - Camadas de Sombra e Luz
Agora vamos pra parte mais chatinha da pintura, que é a aplicação da iluminação. Eu ainda tenho dificuldade com esse tipo de coisa pq comecei a usar faz pouco tempo, mas vou ensinar o que já aprendi. Não basta sair tacando cor mais escura aleatoriamente em todas as dobras da roupa, tem que saber de onde em a luz que vai fazer aquela sombra.
Primeiramente tente imaginar de onde vem a luz que incide na personagem (os chamados pontos de luz da imagem). No meu desenho, imaginei uma daquelas luz de estúdio, vinda principalmente de cima e um pouco à frente da personagem, mas que reflete no branco ao redor. As sombras são suaves e não são tão marcantes, embora elas dêem bastante diferença no resultado final.

Pele
Começamos pela pele. Aqui eu uso um tom um pouco mais escuro mas ainda sim claro, pra dar um toque 'quente suave' na pele da Arrow. Se usar um tom um pouco mas ligado as cores frias, a pele vai parecer mais clara.

Usei o pincel Soft Round com dureza em torno dos 20-25%, passando nas áreas internas, prestando atenção principalmente na interação da pele com a roupa. Para dar um efeito de profundidade, passe o pincel em Soft Round bem grande com 0% de dureza em algumas áreas como pescoço e em torno dos olhos.


Leva um tempinho até saber onde colocar certinho os efeitos de sombra, mas com a prática você pega o jeito.

Roupas
Agora, para passar as sombras nas roupas tem que ter em mente pelo menos de quê elas são feitas. Tecidos  de algodão tem uma iluminação diferente de um tecido mais plástico, como o vinil (vide roupas da Miku como exemplo). No meu desenho, as roupas são de algodão mesmo, então o sombreamento não vai mudar muito do esquema da pele. O segredo aqui é saber onde colocar as sombras.


Outro ponto importante é prestar atenção na interação da roupa com o corpo. As dobras e possíveis acessórios(como o laço) projetam sombras na roupa também. A colocação correta das sombras vai dar uma profundidade ao desenho, como pode ser visto no desenho abaixo, onde as sombras deixaram as dobras do blazer mais 'profundas'.


Para fazer esse efeito da dobra de tecido, use o pincel Soft Round com densidade baixa e passe na parte interna da dobra. Depois é só apagar o excesso ao longo da linha, como na figura abaixo.


Use esse mesmo esquema para o resto das dobras, não esquecendo também das sombras de uma roupa por cima da outra, como o blazer com o shortinho da imagem abaixo~


Dica: Se for colocar sombras em um tecido branco, tons de cinza deixarão o tecido mais 'clean', mas pode usar outras cores também, dando um efeito de reflexo colorido bem legal(como esse abaixo).


Meia
Pra fazer a meia, abri uma imagem com linhas cruzadas (que fiz especialmente pra esses casos de efeitos de transparência), colori e colei numa camada do desenho. Depois foi só arrastar para a área das pernas e apagar o excesso.
Para colorir, escolha a cor que quer e selecione ela na cor principal e na cor de fundo. Vá em Filtros > Galeria de Filtros > Estampa. As linhas vão ficar da cor selecionada. Arraste-a para a área das pernas usando a ferramenta Seta, e modifique o tamanho o quanto quiser (para girar, coloque a seta do mouse um pouco acima dos cantos da imagem até ver uma seta curvada). Depois clique na ferramenta Varinha mágica, clique em Aplicar na janela que aparecer e vá até a camada da Lineart. Selecione a área que você quer que fique preenchida (nesse caso, as pernas), clique com o botão direito do mouse e escolha Selecionar Inverso. Isso vai fazer com que a área ao redor da que você quer preencher vai ficar selecionada. Agora é só clicar na camada da meia (sem desfazer a seleção) e apertar Delete. Pronto, as linhas que estavam de fora sumiram~



Cabelo
O cabelo é minha parte preferida, mas um pouco cansativa de fazer por culpa do mouse... Ainda não tenho experiência com diferentes tipos de cabelo, mas assim que for aprendendo coisas novas dou uma explicada por aqui.
Comece preenchendo com uma cor pura num tom bem vivo. Na Arrow usei a cor da referência um pouco mais berrante -q


Agora usa-se um tom um pouco mais escuro da metade da cabeça para a nuca, fazendo parecer que a parte de cima está mais iluminada.


Agora use um tom mais escuro pra fazer as sombras nas partes mais internas do cabelo. Se der um zoom nas imagens vai ver melhor. Na imagem abaixo, percebe-se que coloquei as sombras na parte da nuca e na parte do cabelo que vai por trás do corpo.


Faça um risco com branco transparente na cabeça e nas partes mais volumosas do cabelo para simular o brilho, lembrando de imaginar de onde vem a luz incidente. Para esse risco, use o pincel com opacidade baixa (veja abaixo onde configura a opacidade).


O resultado vai ser esse. Claro que existem muitas outras formas de fazer a iluminação da roupa e do cabelo, é só pegar vários outros desenhos como referência.


Olhos
Os olhos são elementos que, na minha humilde opinião, muitas vezes identificam o desenhista. Dá pra reconhecer vários artistas, principalmente mangakás, pelo estilo de desenho do olho (vide CLAMP, Arina Tanemura, Matsuri Hino e Yuu Watase). Quem tiver a oportunidade de ver a minha galeria no Deviantart, vai perceber que ainda não achei um estilo certo para os olhos, então mudo constantemente e de acordo com o desenho em si (olhos de chibis são diferentes de olhos de adultos, por exemplo).


Passo a Passo
1- Preencha os olhos com a cor base. Use um tom bem vivo pra aparecer mais.
2- Use o pincel e Soft Round e escolha um tom mais escuro da cor base e faça o desenho da pupila. No segundo quadro da imagem acima, deixei 2 modos de fazer a pupila: do lado direito, passa-se o pincel na borda inferior, do lado esquerdo, passa-se apenas no centro, deixando a borda inferior com a cor pura. Qual você vai usar, aí depende de sua vontade rsrs
3- use um tom mais escuro que o da pupila e passe na parte mais superior do olho, como mostra a seta vermelha mais grossa. As linhas em vermelho destacam os limites de cada pincelada.
4- Adicione os pontos brancos para simular o brilho. Aí varia de pessoa pra pessoa, lembrando de sempre usar referências quando estiver em dúvida.

Só pq eu sou uma boa pessoa vou quebrar o galho de vocês e mostrar alguns exemplos (clique p/ zoom)~


Então, pra finalizar, adicione os efeitos que quiser, como filtros, iluminação, texturas e detalhes. Usando alguns brushs de rendas fiz a aba e detalhes do chapéu. Confere aí o resultado final rsrs


E finalmente cabei rsrs
Ainda tem muitas manhas que eu sei mas ensinar tudo aqui levaria 42 anos, saks...
Finalizando, valeu por aguentarem até o final!! Se não entenderam alguma coisa, peço desculpas por não ser uma boa professora, ok?
Dúvidas, deixem um comentário~

PS: Tutorial de como vetorizar Linearts atualizado~

Um comentário: